segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Olimpíadas em Pequim

Já começou a enorme expectativa sobre os Jogos Olímpicos deste ano. E sobre onde eles irão acontecer: China.
Não sei vocês mas eu notei que desta vez não foram veiculadas campanhas do tipo: ”Beba um zilhão de refrigerantes e ganhe uma passagem com acompanhante para as Olimpíadas!” Ou “Compre com o cartão X e concorra a ingressos para os principais eventos esportivos em Pequim!”.
E somente posso encontrar uma justificativa para tanto: ninguém se anima tanto quando o mega evento dos esportes irá ocorrer num dos últimos redutos do fracasso socialista. País onde dá medo ir porque quem mora lá é a todo momento intimidado pelo Governo. Em que pese o fascínio pela cultura, artes marciais, até pela sabedoria milenar, sabemos que toda ditadura é burra. E, sendo assim, quem se arrisca? Eu não.
É claro que minha visão preconceituosa é influenciada pelos filmes, autenticamente produzidos e filmados em Hollywood. Tem um com Richard Gere que, depois de uma noite de amor com uma moça oriental lindíssima, ele acorda sendo acusado de assassinato. É preso e condenado (julgamento pra que?), passa por maus bocados na prisão e... bom, não vou contar o final do filme, mas digo com toda certeza, não vale a pena arriscar.
E fico assistindo aos coitados que foram a Pequim por força do ofício, falando em Olimpíada Verde... Morro de rir. Porque a capital chinesa é um exemplo de burrice, do que fazem por aqui os Jeca Tatus, que defecam no próprio pomar. A poluição por lá já alcançou níveis críticos faz tempo, e os atletas que podem dar-se este luxo recusaram-se a respirar o ar inóspito de Pequim. Abdicaram às medalhas, em prol de sua saúde.
Os atletas que foram, tentam adaptar-se à culinária, o monóxido de carbono e os sanitários (ou ausência deles).
Da minha parte, acompanharei algumas competições torcendo pelo Brasil do meu sofá, no conforto de minha casa, onde o chinês mais próximo é um bom rolinho primavera ou frango xadrez.
O vídeo abaixo explica, de forma bem humorada e sarcástica (bem à moda O Menino Que Voa)a inspiração para o símbolo dos Jogos Olímpicos em Beijing.

Um comentário:

O Menino que Voa disse...

olha... o McDonalds bem que tentou mandar o povo pra Pequim. Mas nao sei se conseguiu. O Mastercard também! Eh eh eh! E eu fiquei chocado com o video.